segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Imagine um mundo colorido...


No lugar do cinza que polui,
uma imensidão de verde, salpicado de cores flores!
Substituindo a escuridão da consciência humana,
belos raios de luz imitando um arco-iris
Pisar no chão terracota rachado de seco e,
sentir os pés molhados de límpida água azul!
Crianças descobrindo cores,
saltitando de amores! 




Essa é a minha participação na BC " Semana Colorida" organizada pela  Anne Lieri do blog Menina Voadora.

Desejo a todos uma semana muuuuiiiito colorida!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Umectação caseira: Testei e aprovei!

 

Num desses "rolezinhos" que toda mulher faz pelas páginas virtuais na busca de dicas para melhorar a beleza real, encontrei muitas receitas e relatos sobre o valor da umectação para os cabelos.
Para quem não sabe, umectar ( molhar, umedecer ) é o processo que nossas mães e avós chamavam de "dar um banho de óleo". Coisa que já fiz muito na minha adolescência com orientação de minha mãe. Ela  sempre indicava a mistura de óleo de amêndoas com gema de ovo, abacate com óleo mineral e, quando se tinha dinheiro sobrando, a mistura era de óleo cap, óleo verde e cremama, produtos que custavam caro.
Mas... o banho de óleo é histórico. Já li relatos em diários do século XIX de que as mulheres usavam enxundia de galinha. No interior, a tradição de usar tutano e toicinho cosido no feijão, ainda existe.
Se o óleo é umectante, qual o problema em usá-lo? Então, catei uma receita da moda: óleo de rícino, azeite de oliva extravirgem e mel. A indicação de uso é simples: para cabelos curtos uma colher generosa de cada ingrediente levada por alguns minutos ao banho maria para aquecer e facilitar a aplicação. Passar no cabelo divido em mechas, no sentido da raiz para as pontas, Massagear bem os fios e o couro cabeludo. Deixar agir por no mínimo duas horas ( eu deixei o dia todo ) de preferencia usando touca de alumínio. l Lavar com shampoo sem sal, finalizando com um condicionador e ou creme de pentear da sua preferência. 
Eu gostei do resultado! Senti que o frizz diminuiu e os cachos ficaram mais definidos e com peso nas pontas do cabelo. Usei shampoo duas vezes, na medida do tamanho de uma moeda de um real na palma da mão.
Fica aqui a dica. Se você já usou ou vier a usar, conte-nos sobre o resultado.