De acordo com a cartilha da ed. nova Cultural, existem quatro princípios básicos para facilitar o relacionamento com pessoas difíceis ( controladoras, impulsivas, autoritárias, egoístas, mandonas, autoritárias,etc). Esses princípios são:
1- O princípio do bem
Ninguém é destrutivo porque quer, a maldade se instala quando não se reage a ela, e surge quando falta alguma coisa, para compensar a ausência de algo muito importante, que essa pessoa perdeu ou que nunca conheceu (falta de afeto, de confiança e diálogo).
2- O princípio da alegria
Ninguém é triste, mal-humorado e destrutivo porque quer. Quem só consegue ser feliz assistindo a tristeza alheia, vive uma grande ilusão. Não consegue tirar a venda dos olhos e enxergar a vida como ela é. A alegria é um sentimento contagiante: passa de um para o outro com facilidade.
3- O princípio do amor
Ninguém odeia porque quer. O ódio nasce quando somos humilhados. Uma pessoa vingativa, cheia de ódio sente-se inferior aos demais. Por isso, não consegue amar, e amando-a você pode fazer a diferença.
4- O princípio da ação positiva
Ninguém age de maneira negativa porque quer. Quando reagimos a uma ação negativa significa que estamos respondendo a uma provocação. E isso quer dizer que quem está decidindo nossos sentimentos e o nosso comportamento não somos nós, mas sim, a pessoa que provocou. Portanto, diante de uma provocação o melhor caminho é uma ação positiva.
Não podemos mudar os outros, mas podemos mudar nossa maneira de encará-los. Compreender suas razões e suas limitações ajuda a vê-los de um ponto de vista mais humano.
Boas dicas aqui e sempre encontramos pessoas difíceis.E por vezes, até nós o somos,rsrs beijos,chica e linda semana!
ResponderExcluirManual indispensável...
ResponderExcluirGde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi