segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Resposta para o desafio da postagem anterior:

Ora-pro-nobis

Flor de ora-pro-nobis, wikipédia.
Do latim "rogai por nós", é uma trepadeira com folhas, tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.
Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil.
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis.
É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída.
É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é mais popular,conhecida como "carne dos pobres".
A variedade tem flores brancas, quando é mais adequada para consumo, e suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. A variedade comestível tem miolo alaranjado e folhas pequenas e suculentas.
Na cidade de Sabará, existe o Festival do Ora-pro-nobis, onde é comum utilizar as folhas para pratos culinários. Em Sabará também teria surgido a lenda de que o nome ora-pro-nobis é uma referência a uma época em que pessoas colhiam a planta no quintal da casa de um pároco, no momento em que ele sempre rezava a ladainha e os fiéis respondiam ora-pro- nobis.
Dizem que as mulheres iam rezar com o padre e encarregavam as crianças maiores de fazerem a colheita das folhas, sempre tendo como código para marcar a hora certa de começar e terminar,  o termo ora-pro-nobis.
Fonte: Wikipédia.

Um comentário:

  1. Que saborosa postagem com aprendizado.
    Adoro com costelinha de porco,mas não encontro por aqui.Quisera ter um espaço pois sei que ela desenvolve facil.
    Um abração.

    ResponderExcluir