domingo, 4 de setembro de 2011

Como lidar com pessoas difíceis


De acordo com a cartilha da ed. nova Cultural, existem quatro princípios básicos para facilitar o relacionamento com pessoas difíceis ( controladoras, impulsivas, autoritárias, egoístas, mandonas, autoritárias,etc). Esses princípios são:

1- O princípio do bem

Ninguém é destrutivo porque quer, a maldade se instala quando não se reage a ela, e surge quando falta alguma coisa, para compensar a ausência de algo muito importante, que essa pessoa perdeu ou que nunca conheceu (falta de afeto, de confiança e diálogo).

2- O princípio da alegria

Ninguém é triste, mal-humorado e destrutivo porque quer. Quem só consegue ser feliz assistindo a tristeza alheia, vive uma grande ilusão. Não consegue tirar a venda dos olhos e enxergar a vida como ela é. A alegria é um sentimento contagiante: passa de um para o outro com facilidade.

3- O princípio do amor

Ninguém odeia porque quer. O ódio nasce quando somos humilhados. Uma pessoa vingativa, cheia de ódio sente-se inferior aos demais. Por isso, não consegue amar, e amando-a você pode fazer a diferença.

4- O princípio da ação positiva

Ninguém age de maneira negativa porque quer. Quando reagimos a uma ação negativa significa que estamos respondendo a uma provocação. E isso quer dizer que quem está decidindo nossos sentimentos e o nosso comportamento não somos nós, mas sim, a pessoa que provocou. Portanto,  diante de uma provocação o melhor caminho é uma ação positiva.

Não podemos mudar os outros, mas podemos mudar nossa maneira de encará-los. Compreender suas razões e suas limitações ajuda a vê-los de um ponto de vista mais humano.

2 comentários:

  1. Boas dicas aqui e sempre encontramos pessoas difíceis.E por vezes, até nós o somos,rsrs beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Manual indispensável...
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir