domingo, 9 de janeiro de 2011

PONTO DE CRUZ EM TECIDO XADREZ

Hoje quero falar de uma atividade tradicional em quase todos os recantos do planeta: a arte do bordado. Antigamente, como as moças para se casarem tinham que demonstrar seus dotes de mulher prendada, quase todas as mulheres sabiam bordar. As mais habilidosas davam um show de variedades e cores, outras com maiores dificuldades ou desinteresse sabiam pelos menos os pontos básicos. Praticamente todas bordavam o seu enxoval. Com a modernidade, veio a indústria tomar o lugar dos afazes manuais e o bordado à mão passou a ser visto como coisa ultrapassada. Surgiram máquinas que fazem pontos modernos e até bem vistosos. Por outro lado, com a saída em massa da mulher para o mercado de trabalho, a falta de tempo para cuidar das coisas do lar acabou afastando ainda mais as mulheres das linhas e agulhas. Tecidos estampados, bordados industriais e coisas mais simples de se adquirir e limpar, passaram a fazer parte do cotidiano.
Quando paramos diante de uma bordadeira em atividade ou de um bordado exposto, como mulheres temos o lado romântico aguçado e vem aquela vontade de fazer ou ter uma peça igual. No fundo, todas nós adoramos enfeitar nossas casas e nada melhor do que um lindo bordado na mesa, na cozinha, no quarto ...
Daí, veio-me a idéia de lembrar aqui no blog o quanto é fácil e prático fazer um bordado em de ponto de cruz no tecido xadrez! O tecido já vem riscado, se você não tiver preferências diferentes daquelas que a indústria escolheu para estampar. O trabalho é só de comprar o tecido, a linha , a agulha e substituir o risco pela linha. Qualquer um pode fazer! Para as mais pacientes e ou com tempo disponível, vale a pena até comprar o tecido sem os riscos e personalizar a imagem de sua escolha. Experimente!!! Pode ser uma boa terapia. Vejam a seguir alguns o trabalho de algumas blogueiras bordadeiras.

mundodamima

libordados

artesanatomuriae

certela
anaterzaulian

libordados

2 comentários:

  1. lindos!
    Tambem sou prendada rsrsrsrs...sei bordar e bem, mas ando tão preguiçosa que dá até vergonha rsrsrs...que adianta ser prendada e não fazer nada, não é?
    Estes bordados que voce escolheu são maravilhosos...dá até uma vontadinha de procurar minha caixinha de bordados.
    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Olá Anabela,sintá-se à vontade para postar meus trabalhos,fiz o blog com essa intenção para divulgar,fico feliz que vc gostou dos meus trabalhos.Vc escreve bem adorei suas palavras...Bjs e tudo de bom.

    ResponderExcluir