segunda-feira, 12 de março de 2012

Avencas, tudo de bom!


As avencas têm fama de espantar o mau-olhado. Segundo a sabedoria popular elas são capazes de absorver as energias negativas e murcham, dando sinal de que há alguém invejoso no ambiente. Crenças à parte, a planta é muito admirada por sua delicadeza e colorido de suas folhas.
Na natureza, a avenca brota espontaneamente  nas beiras de cursos d'água e encostas de barrancos, a planta pode brotar e se desenvolver em qualquer ambiente, desde que haja calor, umidade e luminosidade, com proteção contra a incidência de raios solares diretos.
Quem pretende cultivar avencas no interior da casa ou do apartamento pode colocá-las em vasos de barro ou de xaxim, garantindo que o recipiente tenha um bom sistema de drenagem.
Mantenha as avencas livres de folhas velhas e secas, cortando-as na base, para facilitar o surgimento de novas brotações.
Eu adoro!

9 comentários:

  1. Ola Anabela
    Vim fazer uma visitinha e ja fui ficando por aqui.
    Adoro avenca, hoje nesno ia sair pra comprar, mas a chuva atrapalhou meus planos.Quando entrei em seu blog e vi o post, acabei ficando mais informada sobre ela.
    Uma ótima semana
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anabela,
    Quando vi esta postagem, logo me encantei!Amo plantas, tenho avencas que até nasceram sozinhas, só não sabia que além de bonitas ainda protegem contra o mau olhado. Legal demais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Elas são delicadas e lindas!!um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que elas protegem contra o mau olhado..lá na casa dos meus pais tem muita vou pegar uma mudinha e plantar em um vasinho de barro como disse!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,Anabela!
    Também adooooro avencas! Elas são tão lindinhas e delicadas,né? Enfeitam e trazem um ar de graciosidade à qualquer cantinho da casa... Mas é verdade que elas não gostam de muita incidência solar direta e nem de lugares com muita circulação de ar (ventos), pois ficam logo tristes e com as folhinhas queimadas! Mas sabe que eu não conhecia esta fama dela de espantar o mau olhado? Bem que esse fato só favorece as avencas,pois assim muita gente vai querer tê-las sempre em casa... (Rs...)
    Beijinhos pra ti e uma ótima temporada de outono pra todos!

    ResponderExcluir
  6. Também amo avencas! Estas aí estão lindas! Abraços.
    Gilda

    ResponderExcluir
  7. Anabela, seu blog é tudo de bom.
    Cheio de coisinhas simples, mas que transformam nossa vida.
    Obrigada por partilhar conosco seu conhecimento.
    Bweijo com ternura,

    Mazza Cimini

    ResponderExcluir