domingo, 20 de fevereiro de 2011

Você conhece? Já usou?

Frasco dos anos 50
Frasco atual
O perfume Seiva de Alfazema foi lançado no ano de 1943 pela Perfumarias Phebo S. A., tradicional indústria brasileira de sabonetes à base de glicerina, fundada em 1930 em Belém, no Pará. Na época, o produto era comercializado em garrafas de meio litro. Em 1960, sua produção foi transferida para a fábrica na capital paulista. A Phebo possuía ainda uma terceira unidade fabril, em Feira de Santana, na Bahia. A lavanda passou a fazer parte do portfólio da P&G com a aquisição da Phebo, em 1988, que marcou o início das operações da multinacional no Brasil.  Fonte: http://www.pg.com/pt_BR/products/cuidados_beleza/alfazema_historia.html

Embora o produto fosse fabricado em Belém do Pará e estivesse destinado a um grande êxito no Nordeste, por razões ignoradas, a caixa de papelão que protegia as garrafas de meio litro da sua embalagem original trazia a imagem de uma paisagem alpina.
... Há ainda uma atrativo ligado ao misticismo. A água de cheiro, na qual as flores de alfazema são um ingrediente essencial, serve para rituais de limpeza, como por exemplo a lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bom Fim, em Salvador.
Seu slogan: "Seiva de Alfazema: Perfuma o corpo e lava a alma". Os vidros da embalagem são fabricados pela Wheaton Brasil.

4 comentários:

  1. Eu conheço, lembro de ter lá em casa quando criança, mas sinceramente não lembro de usar. Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  2. Olá Anabela. Que interessante, agora lembrei de dias tão bons da minha infância. A minha mãe era apaixonada por alfazema,sabonete, perfume e o talco. Nossa, a gente gastava muito e ela sempre reclamava. Confesso que hoje em dia eu não goste mais. Às crises de enxaqueca não permite nenhum odor... Adorei o seu post!!!
    ABraço, Nil :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Anabela,obrigado pela sua visita lá no meu cantinho,olha eu lembro da agua de alfazema,usei quando criança,morava em Belém e me lembro da fabrica era em uma rua estreitinha e era muito perfumada aquela rua em Belém chamavamos o buraco cheiroso,que recordação boa da minha infãncia e da minha cidade você me proporcionou.
    bjs e um bom fim de semana e carnaval

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.
    Atualmente eu só uso Alfazema. Adoro!!!

    Usei também na década de setenta, quando muitas moças diziam que quem usasse Alfazema nunca se casaria. Vai ver, talvez o boato tenha sido criado por algum concorrente.

    Depois que ouvi isso, eu passei a usar.
    Não me casei, mas não foi por isso.

    Se todas as superstições forem catalogadas e levadas a sério, ninguém conseguiria viver.

    Um grande abraço.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir