sábado, 15 de janeiro de 2011

Chiquinha Gonzaga, uma mulher à frente do seu tempo!

HOJE É DIA DO COMPOSITOR! E COM ESSA POSTAGEM, QUEREMOS HOMENAGEAR  A TODAS AS MULHERES QUE SEM MEDO DE SER FELIZ MERGULHARAM-SE NESSE OFÍCIO.


Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847  e faleceu em 28 de fevereiro de 1935 na mesma cidade. Foi uma compositora, pianista e primeira regente brasileira.Autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) .
Era filha de José Basileu Gonzaga com Rosa Neves de Lima, uma mulata muito humilde. Estudou música com o Maestro  Lobo, um fenômeno da música. Desde cedo, frequentava rodas de lundu, umbigada e outros ritmos oriundos da África, pois nesses encontros buscava sua identificação musical com os ritmos populares que vinham das rodas dos escravos.
Inicia, aos 11 anos, sua carreira de compositora com uma música natalina, Canção dos Pastores. Aos 16 anos casou-se obrigada pela familia e não conseguindo viver longe da música, separa-se do marido, provocando um escândalo para a época. Como mulher separada enfrenta o preconceito da sociedade e passa a trabalhar dando aulas de piano para sustentar seu filho. Teve 4 filhos, mas sustentou com o próprio trabalho apenas um.
A necessidade de adaptar o som do piano ao gosto popular valeu a glória de tornar-se a primeira compositora popular do Brasil. O sucesso começou em 1877, com a polca 'Atraente'. A partir da repercussão de sua primeira composição impressa, resolveu lançar-se no teatro de variedades e revista. Estreou compondo a trilha da opereta de costumes "A Corte na Roça", de 1885. Em 1911, estreia seu maior sucesso no teatro: a opereta Forrobodó, que chegou a 1500 apresentações seguidas após a estreia - até hoje o maior desempenho de uma peça deste gênero no Brasil. Em 1934, aos 87 anos, escreveu sua última composição, a partitura da peça "Maria". Foi criadora da célebre partitura da opereta "A Jurity", de Viriato Correia.
Por volta de 1900 conhece a irreverente artista Nair de Tefé Von Hoonholtz, a primeira caricaturista mulher do mundo, uma moça boêmia, embora de família nobre, da qual se torna grande amiga. Chiquinha viaja pela Europa entre 1902 e 1910, tornando-se especialmente conhecida em Portugal, onde escreve músicas para diversos autores. Logo após o seu retorno do continente europeu, sua amiga Nair de Tefé casa-se com o então presidente da República Hermes da Fonseca, tornando-se primeira-dama do Brasil.
Chiquinha é convidada pela amiga para alguns saraus no Palácio do Catete, a então morada presidencial, mesmo sob a contrariedade notavelmente imposta pela família de Nair. Certa vez, em 1914, num recital de lançamento do Corta Jaca, no palácio presidencial, a própria primeira-dama do país, Nair de Tefé, acompanhou Chiquinha no violão, e empunhou o instrumento, tocando um maxixe composto pela maestrina. O que foi considerado um escândalo para a época. Foram feitas críticas ao governo e retumbantes comentários sobre os "escândalos" no palácio, pela promoção e divulgação de músicas cujas origens estavam nas danças vulgares, segundo a concepção da elite social aristocrática. Levar para o Palácio do Governo a música popular brasileira foi considerado, na época, uma quebra de protocolo, causando polêmica nas altas esferas da sociedade e entre políticos.
Chiquinha participou ativamente da campanha abolicionista, por conta da revolta que sentia por seus ancestrais maternos terem sido escravos e sofrido muito, e da proclamação da república do Brasil. Também foi a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Ao todo, compôs músicas para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições em gêneros variados: valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas

4 comentários:

  1. Fantástica, encantadora, maravilhosa essa Chiquinha. E que mulher de fibra. Para a época em que viveu, foi uma mulher de muita coragem.

    Passando tb para te avisar que tem um selinho lindo para vc no endereço abaixo:

    http://quemmoradentrodemim.blogspot.com/2011/01/selinho-do-blog-desequilibrio.html

    Beijooooooooooooooooos

    ResponderExcluir
  2. Oi Anabela,
    Tem uma minisérie sobre ela, com a Regina Duarte no papel principal. A história é linda, pois ela enfrentou muitas dificuldades por ser mulher e compositora.
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Também passou em Portugal a mini-série com a Regina Duarte. Aquela senhora foi uma lutadora, alguém que nasceu além do seu tempo. Admiro-a muito por isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida.
    Adorei receber sua última visita e seu comentário sobre os cavalinhos de Pet... Passei para agradecê-la e ler mais alguns dos seus deliciosos textos. Deixo aqui , neste sobre Chiquinha ( que tenho em profunda e alta consideração) um convite para você. Nos dias 10 e 11 de novembro irá acontecer no tetrao de bolso do SESC Palladium (BH) um belíssimo show com um quarteto feminino interpretando Chiquinha Gonzaga. Eu estou apoiando a produção e será um grande prazer poder contar com sua presença. Envio depois por email o flyer eletrônico para você. Um abraço GRANDE e apareça sempre.

    ResponderExcluir