quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mofo não pode!


Nesses meses chuvosos, nós que habitamos uma região onde a chuva de  hibernada dura semanas ... temos que conviver com um problemão chamado: MOFO!
O mofo além de ser um grande causador de alergias, exala um aroma desagradável. Para completar, provoca manchas nos objetos, tecidos e na pintura das paredes. Não há como fugir dele nesses dias sem Sol nos quais as janelas ficam mais tempo fechadas e a umidade é constante.
Já que todos estamos sujeitos aos seus malefícios, deixo aqui algumas dicas para diminuir a sua presença dentro de casa. Quem souber outras receitinhas, por favor deixe-as nos comentários, pois quanto mais truques soubermos, mais fácil será para eliminá-lo.

Para calçados sintéticos e camurça: use vinagre branca de álcool.
Para calçados, cintos e bolsas de couro: use vaselina.
Para móveis em geral: use uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre branca de álcool.
Para tecidos escuros: esfregue o mofo com álcool e depois lave.
Para tecidos coloridos: use vinagre branca de álcool.
Para roupas brancas: use água sanitária pura no local da mancha.
Para azulejos e pisos: o ideal é a água sanitária, porque além de limpar o mofo, mata as possíveis larvas de mosquitos que muitas vezes nem enxergamos.
Para a pintura nas paredes: use vinagre branca de álcool com bicarbonato de sódio e água, deixando agir por 15 minutos, esfregue e limpe com um pano úmido e limpo.

DICA: Nos armários limpe todos os cantinhos e deixe-o aberto algumas horas diárias. Espalhe pedaços giz escolar para evitar a umidade interna. O cheiro pode ser amenizado com folhas de pachuli em um sachê ou mesmo um galhinho da planta amarrado num cabide. Se você não tem essa planta ao alcance, use sabonetes perfumados. Eu gosto muito do alecrim e sálvia da natura para perfumar guarda-roupas e gavetas.

O mofo externo, ou seja, o lodo, deve ser retirado com espátula e no local aplicar cloro e esfregar bastante. Cuidado para não escorregar e lembre-se que o cloro é tóxico, portanto usar botas e luvas grossas  para essa limpeza.

Para colchões e papéis acredito que o eficiente mesmo é o Sol! Então, evite colchões mofados e envolva o papel em TNT até a temporada de chuva passar.
Gente , tá chovendo há três semanas direto aqui em BH, eu já estou ficando mofada também ... rsrsrsrsrs
Mofo não pode!

6 comentários:

  1. Oi amiga

    Ótimas dicas...adorei!
    Também estou mofando aqui rsrsrsrsrs
    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Meu deus se continuar a chover assim, nem sei...mas suas dicas são pra lá de ótimos.
    Amei sua visita e volte sempre viu.
    Já sou seguidorra dos dois bloguitos que por sinal são encantadores, nem poderia deixar de ser mineirinhos são tudo bom, eu amo vocês.
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas e muito úteis essas dicas.Parabéns pelo blog.beijos, lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  4. Olá, encontrei seu blog ao acaso na net e gostei muito. Ja virei seguidora para poder acompanhar. Abraços
    Aline
    http://celeste-artesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiii!ai esse blog e mesmo creativo...e verdade,mofo nao pode...Eu tenho alergia de mofo(13 tipos de fungos).Ja pensou sou mineira e nao posso comjer queijo...e vivendo aqui na Europa onde so tem queijo...hihi.Mas tenho meu spray.Uma dica do meu medico:cloro nao mata fungos,so vinagre.Por isso quando estou na minha csa no interior de Minas(fica fechada o ano quase todo)eu peco a minha sekretaria p usar litros e mais litros na limpeza sem economizar,ai resolve...Brigada pelas dicas,depois volto.Luciene.

    ResponderExcluir
  6. olá!!! adorei seu blog, muitas dicas uteis..parabens..to tendo muitos problemas com mofo e suas dicas serao uteis....abracos.

    ResponderExcluir